Apresentação

O Atlas das Aves Marinhas de Portugal representa a mais vasta compilação até hoje realizada de dados de distribuição e abundância de aves marinhas e costeiras que utilizam as águas portuguesas.

O mesmo é fruto de dados recolhidos ao longo de oito anos de embarques para realização de censos marinhos (a bordo) em toda a ZEE nacional, cinco anos de censos costeiros em pontos estratégicos da costa continental (pontos RAM), e um censo nacional de aves costeiras invernantes na costa não estuarina portuguesa (Projeto Arenaria). Todo este trabalho envolveu mais de 150 observadores.

Imagem Apresentação 1 Imagem Apresentação 2

Este atlas aborda em pormenor e para a totalidade do território nacional, a situação de 65 espécies de aves em meio marinho. Para as 50 espécies consideradas como principais, o presente atlas reúne informação detalhada sobre a sua distribuição, movimentos e fenologia; abundância e evolução populacional; ecologia e habitat e ameaças e conservação. Para estas espécies são apresentados mais de 500 mapas de modelação ou distribuição de espécies por época do ano e região geográfica.

A presente obra compila ainda informação sobre aspetos históricos da ornitologia marinha em Portugal e conservação deste grupo de aves no nosso país, apresenta por linhas gerais a composição e dinâmica das comunidades de aves marinhas nidificantes e não nidificantes em território português, suas colónias de reprodução, e refere alguns aspetos sobre ecologia deste fascinante grupo de aves.

O presente trabalho pretende também ser uma referência e um testemunho de como a ornitologia marinha portuguesa ocupa uma posição de liderança no atual panorama da oceanografia biológica nacional. Esta obra, acreditamos, representa um passo importante no sentido de se colmatarem algumas lacunas de informação sobre a vida nos nossos mares, documentando claramente que o azul oceânico do mapa está, afinal, ricamente povoado por incontáveis seres vivos em movimento ao longo das estações, e que incessantemente nos maravilham.